segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pai (mãe) dos Emoticons ?


Eaê visitantes. Primeiramente quero dizer que estou surpreso com todos os comentários, agradecemos as opniões de todos vocês e tentaremos responder todos.


Simpáticos, engraçados, carismáticos, irônicos, exagerados, excêntricos e esquisitos( relembrando do post anterior, hehehhe), os emoticons¹ têm conquistado cada vez mais espaço no mundo virtual. Porém o que muitos não sabem ao certo é de onde surgiram esses "ícones". Pesquisando pelo famoso Google & CIA, encontrei algumas informações.

¹ A palavra inglesa "emoticon " deriva da contração de emotion(emoção) + icon (ícone).

O professor Scott Fahlman se diz inventor do :-), e que a invenção teria ocorrido na década de 80. Sugerido para usuários da lista de aviso eletrônica da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, esse icone supreendeu muitos professores - afinal, uma carinha sorrindo seria melhor do que escrever "feliz/muito engraçado".

Já outras fontes afirmam que o primeiro emoticon teria surgido em 1979, pelas mãos de um tal de Kevin Mackenzie. Ele ultilizou o estranho simbolo -), afirmou que queria expressar uma emoção na tela da máquina. A idéia era "aparentar" uma língua no queixo (o hífen representa uma língua, e não um nariz) para passar a idéia de humor. Mesmo que assemelhando fisicamente com :-), o significado era diferente. Mesmo assim, -) parece não ter servido de inspiração para os emoticons posteriores. Particularmente, eu não compreendi muito bem esse "simbolo" =O.

Indo mais além, em uma entrevista para New York Times em 1969, Vladimir Nabokov teria afirmado: “Eu muitas vezes penso que deveria haver um sinal tipográfico especial para um sorriso – algo como uma marca côncava, um parêntese deitado, o qual eu gostaria de traçar agora como resposta a sua questão”. Poderia ser essa uma previsão abstrata para a futura criação dos emoticons? Uma espécie de " Mãe-Diná" ? o_O

Segundo a Wikipedia Americana, os primeiros "ícones-emocionais" teriam surgido em uma das páginas do jornal New York Herald Tribune, em 10 de Março de 1953. Tratou-se de uma propaganda do filme Lili, estrelado por Leslie Caron. Será ? Veja abaixo:

Original:
HTML clipboard" Today
You'll laugh :)
You'll cry :( yes
You'll love S2 (heart-shaped face)
_Lili_"

Tradução:
HTML clipboard" Hoje
Você vai rir :)
Você vai chorar :( sim
Você vai amar S2 (formato de coração)
_Lili_"

Algo que me chamou a atenção enquanto pesquisava, é que os primeiros emoticons (ocidentais) foram representados de forma vertical. Já na Ásia, o pessoal não fica com torcicolo para ler os emoticons. Tudo é na horizontal. A risada, por exemplo, é (^.^). Isso porque, tradicionalmente, lá a emoção é mais delimitada pelos olhos que pela boca. No Brasil, esses graciosos emoticons orientais, invadiram por meio de animes e mangás.

Qualquer que tenha sido o pai ou a mãe dos Emoticons, desde o principio esses sinais textuais representava de maneira simplificada as emoções de que o transmite. De lá para cá com a evolução da tecnologia e da comunicação, os emoticons foram recebendo novas versões aprimoradas, coloridadas, em 3d e até fotografias cômicas.

Sejam eles graficos, lineares ou textuais, os emoticons se tornaram de uma forma ou de outra, elementos indispensáveis na nossa vida virtual.

Tão indispensáveis que a empresa PEGA Design criou o Look@Me, um teclado com 40 teclas que podem se transformar em uma boca, nariz ou olhos.

Os emoticons conquistaram e conquistam, não é mesmo? ;-)

Alguns emoticons gráficos, interessantes ou bizarros ?

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

OBS: Eu não sei se estão funcionando todos no MSN, mas depois analisarei.


Links relacionados:

Livro " Smileys ", escrito em 1997 por David Sanderson, o livro se trata de uma tentativa de catalogar todos os smileys já existentes. Atualmente acredito eu, que se trata de uma missão impossível o.O.
Smiley Dictionary, uma espécie de um dicionário de emoticons, hheheheheh.

Créditos para:

Primeiramente á minha companheira Miin, que me indicou o tema.
A minha amiga Thá, que compartilha emoticons comigo... uhahuahuahuahuahua. Eu só não disponibilizo meio de contato dela, porque é melhor , para a mente de vocês.
Ao famoso Wikipedia e a revista Super Interressante.

OBS: Agora você poderá ouvir músicas no muitosobrealgo, estaremos selecionando músicas de nosso gosto dos mais variados estilos. Para você que está em uma LAN-HOUSE, ou quer ouvir uma boa música, basta ir na barra lateral ao lado. Não colocamos o player automático, porque é meio "incomodável" você entrar em um site/blog e começar a tocar "créuuuuu" do nada, hhehehe. Portanto para ouvir algo basta escolher a música, e clicar na mesma. Se você gostaria de recomendar alguma música, basta deixar seu comentário. Boa diversão xD.


50 comentários:

PCN disse...

Ahahaha
Nunca procurei saber sobre a criação desses emoticons que tanto uso... Boa, valeu a pena!

http://papeisriscados.blogspot.com/

Louca por música disse...

Bacana... Nunca tinha visto nada sobre a criação dos emoticons... Bom saber!

http://rosarenan.blogspot.com

Anônimo disse...

Não sabia que Nabokov havia tido este sopro de inspiração. Hoje o emoticon representa a alma da internet. Nossas intencionalidades ficam mais evidentes por meio deles. É uma nova linguagem criada.

Unknown disse...

Não que é o "pai" da criança, mas é uma idéia genial.

Muito bom esse post, parabéns :)



http://niestevisky.blogspot.com/

: D disse...

Ei, moço (é moço ou é moça?) O.O

Seu primeiro selo está no meu Blog : )

Passa lá pra pegar. \o/

Diego Rodrigues disse...

Bá que legal

como é interessante ver a origem da coisa q a gente tanto usa e mal sabe q surgiu dessa maneira...

abraços

@FFulipe disse...

Hehehe.. nossa quem diria que a nossa amiga MARLY tinha um pai tão magrinho e afetuoso >:-)

EU RI

hsuhauhsuashas

Enfimm.. legal o post
http://www.obalaiodogato.blogspot.com/

Miin disse...

IAHUIDSUHASUHDASIHUD, Alê sem mim você não seria nada mesmo 8D
LOOooL.
Eu falei que o pessoal ia gostar.


:*

Anônimo disse...

Eu tb nem imaginava que tinha tudo isso e que na "verdade" não se sabe que são os pais... vamos fazer um teste de paternidade??? kkkkkkkkk

eu gosto e me divirto cada vez aparece uns mais bizarros ainda .. kkkk

abç..

Cássia disse...

mesmo em linguagem escrita deve existir algo não verbal, nem tudo se traduz com palavras!

Luciana disse...

Hehehe...

Show de bola, como todos as postagens que leio por aqui.

O blog está muito legal, continue assim e obrigado pelas visitas no meu blog. tb sempre muito bom ver que a galera gosta do que a gente publica, não é?

Apareça sempre que quiser:

http://curiososecia.blogspot.com/

Abs

Petterson Lima disse...

kkkkkkkkk

adoro aqueles do will smith
nem ri, eu ri, riu sim


kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Emoticons são tão fofos. *-*
Apesar de não usar muito. rs
Achei interessante saber sobre os "pais" deles, por que realmente não sabia de nada.
Mesmo em emoticons,eles sempre representam,querem demonstrar,falar algo.
Nem tudo se traduz com palavras [2]

;*

Anônimo disse...

auehuaheuahueh
nunca tinha pensando nisso mesmo...
mas bem legal a materia... xD
grande abraco e nao deixe de visitar o meu...

http://commentingfilms.blogspot.com

flws

Anônimo disse...

O mais engraçado é que eu estou escrevendo um post sobre emoticons... hauheuaheuhe Só que passa longeeee de ser sobre a origem deles...
Quem criou eu não sei, só sei que eu adoro... Com moderação, claro hehe
Bjocas

Luciana disse...

Já disse e repito:

muito bom o blog de vcs!

Tem um selo esperando por vcs no meu blog! Apareçam lá!

http://curiososecia.blogspot.com/

abs

arash gitzcam disse...

Alguns emotions são mtop bem-vindos numa conversa via texto na net.

Sugestão de música: `alguma do Portishead.

Gregory Vancher disse...

Adorei a matéria sobre os emoticons!
Nunca havia pesquisado sobre eles, e é bom saber como esses sinais "nasceram". Além de ser uma matéria muito informativa, mantém o estilo de escrita do blog, leve, de fácil compreensão e com um leve toque de humor..

http://clik.to/otherside

p.s.1: O seu banner já está no meu blog
p.s.2: Postei uma nova parte do conto. Se quiser conferir, é só dar uma olhada.

Anônimo disse...

ò.ó9

ainda acho q emoticons dominaram o mundo ù_u

nem precisamos de palavra..basta fazer uma carinha q a pessoa entende hj em dia ;D


adorei *-*
;*

Steidel disse...

haUHAUhauhUAHUahuHAU
que interessante a matéria :P
parabéns!

ah, vocês me deixaram um comentário falando sobre meu banner... se vocês ainda quiserem, eu já criei um :D
vou disponibilizar o código no meu blog (:

;)

Emanuel disse...

Muito interessante o post :-)

Emoticons é uma febre no msn. Eu não utilizo muito, pois so meio preguiçoso.
_______
Vlw pela visita e pelo comentario!

Butterfly Girl disse...

Oie! Eu aki d novo! Rsrsrs!

ADORO!!!

Um bom emotion...da vida as nossas conversa do msn! E deixa mais legal e interessante a conversa...poucos e bons emotions fazem a diferença...=D

Beijos!!

Sammyra Santana disse...

aeeeeeeeeee nem sabia quem tinha criado essas coisinhas toscas q tornam nossos papos no msn mais divertidos, coloridos e felizes!

Mandy disse...

Eu adoro emoticons!!!!
No meu msn tem muitos, não vivo sem eles mais... huahuahahua
Adoro msm, tem cada um engraçado!
Boa matéria!!!

BjO.

Felipe Bastos disse...

Potagem bem informativa e cueiosa,gostei..apesar de não gostar muito de emoticons,porque na maioria das vezes atrasa os textos no msn...mas sempre uso os mais comuns tipo : =) =/ =( =O o0 =D

Nathy Pöpper disse...

hahaha
nossa nunca parei pra pensar quem criou os emotions, haha informação muuuito interessante mesmo!
parabéns!

Anônimo disse...

o q seria da falta de assunto no msn sem os emoctions??

a expressão da net..hoje em diaaa!!!
eu pelo menos não vivo sem...
bom passar por aqui, e ver a historinhas dessas carinhas q tanto uso, e não tinha a menor noção d qdu foi criado e por quem.
muito bom...ter passado por aqui

xD

desde já agradeço, e peço a sua visitinha



http://revolusofia.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tem uns emoticons muito legais!
São mais engraçados!
Adoro eles.
Tem hora que eu paro de cv no msn para vê-los, é mais hilário!
haahaha

Anônimo disse...

*-* ki linduuu =D
rsrs
é ateh legal saber a origem dessas coisinhas fofas q a gente usa sem perceber...
esses amarelinhos são a alma da conversa on line.
assim fika facil saber em q tom esta a conversa. tipo: "cara eu mato vc xD" ou "cara eu mato vc ¬¬'"
a interpretação pode salvar uma vida.rsrsrs
bjooo


http://meus-sonhos-vazios.blogspot.com/

Ariana disse...

Eu adoro emoticons!
Não sei o que seria da minha vida sem eles. HUIOAIU
Adorei essa "aula" de emoticons. *-*
UHOIUAHU

beijos
http://cogumelosverdes.blogspot.com

Tetéé disse...

Nossa eles sempre me acompanham e nunca nem sabi q eles tinha uma história..eles que traduzem tão bem as nossas sensações.adorei parabéns.

Dih Fernandes disse...

Olha eu nao curto os emoticons, mas ja postei sobre o teclado de emoticons a uns 3 meses atrás! Tem muita gente que é apaixonada!

Mas no msn é horrivel aquelas letras se mexendo e pulando!!!

As vezes temos que parar pra decifrar!!!

http://www.avidanobeco.com/

Ana Yasha disse...

Muito bom falar dos emoticons;
eles são capazes de mudar o sentido da frase, e isso é preciso muitas vezes. =*


http://l-a-b-i-r-i-n-t-o.blogspot.com/

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Boa pesquisa, companheiro de blogsfera. Não sabia sobre a história dessas carinhas engraçadas q tanto fazem parte do nosso dia-a-dia.

Aqui, vc foi indicado para alguns selos lá no Café com Notícias. Passe lá e deixe um cometário, ok.

Grande abraço,

=]
______________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

João Bertonie disse...

"Os emoticons vão dominar o mundo"
Eu uso emoticons direto (lol), mas nunca tinha me preocupado em saber de onde eles vieram!!!
xD
Bom post!!!
xD
abraços

Kel disse...

já está linkado! e post muito interessante, eu roubei um dos emticons do fim uahauhahua ;D
beijo :*

Tatah Marley's Confissões disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
independente de quem criou o que importa é que são feeeeeeeebre né?
e aih do msn sm os emotions!
\õ/

adorei!

ps: post novo!

Rosa Araújo disse...

Bacana saber um pouco sobre emoticons...
Obrigado por passar no nosso blog! Mtas gentileza sua o que vc falou!!

Visite-nos sempre!!

http://rosarenan.blogspot.com/

Rosa Araújo

Anônimo disse...

A paternidade tá confusa, mas afinal, o que importa é o produto final. Eu não vivo sem minhas "carinhas" ;) :)

Abs
Raquel http://raquelrfc.wordpress.com/

Unknown disse...

Olá, eu ganhei um selo e como devo escolher um blog para repassá-lo, escolhi o seu.
Se quiser é só passar lá e pegar.

Maycon disse...

Parceria???

larissa disse...

interessante! mas confesso que, só de alguem falar comigo no msn com um bando de emoticons, me da muuuuuita agonia aauhauha
adorei o blog, beijo.

Gabriel Lorenzato disse...

Muito legal essa postagem. Eu acho que nós brasileiros usamos mais emotionsdo que qualquer pessoa no mundo. Eu comprovo isso proque tenho no MSN uma britânica e uma venezuelana. As duas não usam emotions (a venezuelana usava muito pouco).

Abraço (e peguei uns emotions =D).

Douglas Lopes disse...

wow valew por uns emoticos, peguei pra mim hehehe


-----------------------------------------------------
Se voce precisa de um discador super rápido, estável,que não caia toda hora e que além disso lhe dê muitos prêmios, então vc precisa conhecer o CresceNet

Mais detalhes em:
www.cresce.net/site/home.asp?id=253013
ou
www.douglaslopes.20.01.zip.net

Everaldo Ygor disse...

OLá...
Não sabia da origem deles...
Um bom e informativo post.
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Rodrigo disse...

Eu sei faZER

LETÍCIA CASTRO disse...

Poxa, Alê, que texto mais curioso e útil sobre os emoticons! Eu não tinha idéia de quem os inventou, mas a hipótese da década de 50 me parece a mais plausível mesmo, pois já vi os signos em referências dos anos 60. Parabéns por abordar o tema, adorei saber!
E adorei o teu comentário no Babel, viu? É o apoio dos parceiros que nos faz continuar.
Beijão e boa semana pra vcs!
Letícia.

Anônimo disse...

=)
eww!
Muito Sobre Algo também é cultura!!!

Abração
www.blogdohugo.com

Anônimo disse...

http://www.AWSurveys.com/HomeMain.cfm?RefID=mika_br

Anônimo disse...

Por que nao:)